Aconselhamento em Dependência Química 

A dependência química é considerada um transtorno que não tem ligação  com o tipo de  caráter, sexo, idade, cor ou classe social.

Assim como diversas doenças a dependência de uma ou múltiplas drogas afeta principalmente o individuo quanto às pessoas ao seu redor.

O motivo pelo qual uma determinada pessoa procura essas substâncias pode ser diversos tais como: curiosidade, o estado emocional (euforia, tristeza, ansiedade, estresse, depressão, frustrações, etc), companhia de amigos ou colegas.

O uso de uma determinada droga (álcool, maconha, cocaína, ecstasy, etc.) não torna necessariamente o usuário um dependente químico, sendo de extrema importância observar outros fatores envolvidos no uso de drogas tais como: a frequência e intensidade do uso, os prejuízos observados na rotina do paciente, os contextos em que a droga é utilizada, entre outros.

Neste contexto é importante uma avaliação individualizada para a compreensão e diagnóstico de cada paciente.

Outro fator principal no tratamento da dependência química é o reconhecimento do problema e a busca de ajuda profissional, tanto do individuo quanto das pessoas ou familiares envolvidos. Reconhecer tal problema não é uma tarefa simples, pois os profissionais que lidam com a dependência química sabem o quanto as pessoas que fazem uso de drogas relutam em admitir que são dependentes deste uso.

Frases do tipo: “Não sou dependente... Paro quando quiser... Estou no total controle...  Não tenho prejuízos..., são comuns e revelam uma dificuldade de consciência e aceitação de uma situação negativa e prejudicial.

Ajudar esse indivíduo a perceber os reais prejuízos e perdas com seu uso faz parte de uma boa conscientização juntamente com a motivação para buscar um tratamento especializado, podendo assim obter uma melhoria em sua qualidade de vida pessoal e familiar, o retorno em suas funcionalidades e obter novamente relacionamentos interpessoais saudáveis e duradouros.

A Emotional Quality oferece diversos serviços na área de dependência química:

  • Atendimento Psicológico;

  • Tratamento com Terapia Cognitivo Comportamental;

  • Orientação e Aconselhamento aos familiares.

 

A ajuda especializada faz toda a diferença!