Avaliação Neuropsicológica

A Neuropsicologia é a área da psicologia e das neurociências que estuda as relações entre o sistema nervoso central, o funcionamento cognitivo e o comportamento.

A Avaliação Neuropsicológica possibilita o raciocínio de hipóteses diagnosticas, identifica o tipo e a extensão da alteração cognitiva, discrimina funções cognitivas preservadas e comprometidas, a presença de alteração comportamental e do humor, e como o impacto que as mesmas têm em atividades da vida diária, ocupacional, social e pessoal.

Diversos transtornos podem ser avaliados juntos da Neuropsicologia: TDAH, AVC, epilepsias, cefaleia, dislexia, Alzheimer e demências, autismo, danos a partir do uso de substancias, avaliação de uso de medicamentos e procedimentos como neurocirurgias, entre outros.

O processo de avaliação neuropsicológica consiste na aplicação de testes psicológicos e neuropsicológicos somados a outros instrumentos e técnicas. Após todo o processo de aplicação e obtenção de dados relativos à bateria de testes,  elabora-se um laudo especificando o raciocínio neuropsicológico e o resultado de todas as informações coletadas de modo a atender à demanda solicitada.