casule-psicologia-juiz-de-fora-psicoterapia
IPOG-Avaliação-Neuropsicológica-Infantil-Avaliação-psicológica-de-crianças
casa-itbi-bh
shutterstock_135957899
  • Emotional Quality

Demência - Saiba como prevenir!



Demência é uma síndrome que pode ocorrer em muitas condições patológicas. O diagnóstico de uma síndrome demencial é baseado em seu declínio cognitivo persistente, interferindo diretamente em suas atividades de vida diárias e sociais.


Doenças que podem causam demência:


Doenças Vasculares Cerebrais; Doenças Infecciosas; Doenças Degenerativas (Huntington; Parkinson; Wilson; Frontotemporal; Corpos de Lewy, Alzheimer); Hidrocefalia; Epilepsia; Distúrbios Metabólicos; Intoxicações; Carência Nutricionais; Doenças Autoimunes; Doenças Psiquiátricas entre outras...


Fatores importantes para prevenir doenças que podem causar demência:


Não Fumar.


Evitar a Ingestão de bebidas alcoólicas.


Prevenir o Diabetes: É comprovado que pessoas que tem Diabetes tem maior chance em ter algum tipo de demência. Por este motivo, manter o controle da glicemia é de extrema importância para saúde e prevenção não só da demência como de outras doenças.


Pressão Alta e Obesidade: Observa-se uma maior propensão de demências em pessoas com pressão alta e obesidade. É importante ter atenção, cuidado e controle destes fatores durante a vida.


Alimentação Saudável:

O Cálcio desemprenha um enorme papel na manutenção e plasticidade neuronal, influenciando o crescimento de neurônios e novas sinapses. Manter uma dieta equilibrada contendo cálcio ajuda na prevenção.

Combater Radicais Livres e o Estresse Oxidativo também é um fator importante.

Adicione na sua dieta alimentos antioxidantes como o morango e o tomate.


Exercícios Físicos

Fazer exercício é muito bom para o cérebro. Quem faz exercício físico melhora a saúde cardiovascular, o que ajuda na irrigação sanguínea do cérebro.

Aumenta a produção de prolactina, um hormônio que tem ação calmante.

Endorfinas que colaboram para o aumento do prazer e reduzem a dor.

Relaxamento muscular da tensão acumulada.

Aumenta a atividade do sistema parassimpático. Este sistema é responsável pela digestão, crescimento e protege o coração ajudando a reduzir o estresse.

Ajuda na produção de BDNF ( Substâncias que contribuem para a vitalidade e crescimento dos neurônios) estimulando novos neurônios no hipocampo, uma das principais regiões do cérebro responsável pela memória.


Saúde Emocional e Mental.

Manter-se longe do estresse e criar habilidades de enfrentamento de situações do dia a dia ajuda no bem estar e qualidade de vida.

Transtornos Psiquiátricos tratados corretamento com os profissionais adequados contribui para a redução de uma futura síndrome demencial.


A prevenção engloba a conscientização dos fatores de risco e a busca de orientação profissional adequada na presença de qualquer alteração da saúde física e mental.