casule-psicologia-juiz-de-fora-psicoterapia
IPOG-Avaliação-Neuropsicológica-Infantil-Avaliação-psicológica-de-crianças
casa-itbi-bh
shutterstock_135957899
  • Emotional Quality

Distorções Cognitivas: Catastrofização


Você é daquelas pessoas que faz tempestade em copo d’água diante de qualquer situação? Pois bem, essa maneira de pensar é o que chamamos de CATASTROFIZAÇÃO. A catastrofização é considerada uma distorção de pensamento, pois as pessoas que fazem isso estão exagerando a forma que enxergam uma determinada situação. Por exemplo, uma pessoa que esta utilizando o computador para fazer um trabalho e de repente esse computador trava! Quem tem a tendência a fazer tempestade em copo d’água poderá pensar: “Que tragédia, as coisas não vão dar certo... Não vou conseguir completar o trabalho!

Toda vez que você identificar este tipo de pensamento, a melhor maneira de aliviar a situação é fazer um exame das evidências.

O fato de o computador travar é realmente uma tragédia? Este ocorrido vai lhe impedir de terminar o trabalho? Qual o tamanho do prejuízo que eu estou tendo no exato momento?

Avaliar com base nas evidências da realidade nos faz compreender que este tipo de pensamento distorcido que gera uma alteração de humor, não passa de um pensamento, e que a realidade não é tão trágica quanto se imagina.

Esta postura deve ser adotada sempre que os pensamentos catastróficos surgirem e desta forma consegue-se com o tempo um alívio das emoções negativas que surgem diante das situações.