Psicoterapia Infantil

A psicoterapia infantil é um método de tratamento psicológico destinado às crianças visando a avaliação do estado emocional da criança, tratamento dos sintomas apresentados e orientação aos pais sobre o funcionamento psíquico da criança e quais fatores da relação pais-filhos estão influenciando no seu desenvolvimento.

A Terapia Cognitivo Comportamental utiliza de várias ferramentas e técnicas durante o tratamento psicológico com o objetivo de proporcionar um maior entendimento do universo infantil promovendo assim a melhora das dificuldades que cada criança apresenta.

Esta modalidade psicoterapêutica envolve uma participação ativa da criança em todo o processo e também a participação ativa dos pais durante todo o tratamento obtendo assim um resultado mais eficaz com a conscientização das figuras parentais no desenvolvimento da criança.

A psicoterapia infantil envolve os seguintes aspectos:

  • Entrevista com os pais ou responsáveis para um melhor entendimento de cada caso;

  • Avaliação do estado emocional da criança utilizando testes e estratégias lúdicas que envolvem a utilização de brinquedos, jogos, etc;

  • Desenvolvimento de um plano de tratamento para a criança com metas e objetivos específicos;

  • Feedback (devolutiva) com os pais ou responsáveis sobre o estado emocional da criança e o plano de tratamento;

  • Sessões semanais com a criança e sessões com os pais para esclarecimentos da evolução do tratamento e orientação sobre como lidar com as dificuldades apresentadas.

É de suma importância que os pais se conscientizem que todo o estado psicológico apresentado pela criança é resultado de aspectos que envolvem a vida da criança tais como o ambiente e pessoas (familiares, professores, colegas, etc) presentes no contexto social da criança.

O processo psicoterapêutico traz resultados tanto para a criança como para a família que passa a manter um relacionamento melhor e mais saudável com a criança.